Binho Ribeiro

Binho Ribeiro faz graffiti desde 1984, primórdios do movimento da arte de rua no Brasil. Hoje é um dos mais reconhecidos street artists no país não apenas pelo trabalho consistente que nunca parou de fazer nas ruas, mas também pelo apurado trabalho em telas e curadoria de grandes projetos envolvendo a street art, como o Museu Aberto de Arte Urbana de São Paulo (MAAU), o primeiro museu aberto de arte urbana do mundo, e a Bienal Internacional Graffiti Fine Art, hoje a mais completa bienal de arte urbana do mundo.

Histórico

Fabio Luiz Santos Ribeiro (1971), a.k.a. Binho Ribeiro, é um dos precursores da street art no Brasil. Influenciado pelo movimento mais intenso que vinha dos guetos de Nova York em meados dos anos 80 (especialmente dentre os grupos de hip hop, skate e break), ao lado de amigos da cena paulistana, Binho começava a cavar seu espaço não só no Brasil, como desde cedo já aproveitava viagens pela América do Sul para deixar sua marca pelos muros.

De lá pra cá, seu aprimoramento técnico foi acompanhado da profissionalização. Suas obras ganharam espaço tanto nas ruas quanto em galerias pelos quatro cantos do mundo. Tóquio, Los Angeles, Nova York, Paris, Turim, Rochester, Cape Town, Hong Kong, Beijing, Amsterdã, Bruxelas, Beirute, Santiago, Buenos Aires, Osaka, Accra, dentre muitos outros países, além de praticamente todos os estados brasileiros já foram palco de seu trabalho.

Criou uma produtora cultural para estruturar e difundir a arte urbana no Brasil, desenvolve projetos personalizados para empresas como Johnnie Walker, Burn (Coca-Cola Company), P&G, Ford, Nestlé, além de parcerias com grandes artistas internacionais como Madonna.

O Livro

Para apresentar os principais trechos de mais de 30 anos trajetória, o artista lançou o livro “Binho – Graffiti Ambassador”, uma edição de luxo, numerada, capa dura e com mais de 300 páginas com fotografias coloridas de registros do trabalho do artista.

A publicação é produzida por Paul Stewart e editada pela Over the Edge, de Los Angeles.

Start typing and press Enter to search